O que é OTAN?

O tema post de hoje é a OTAN: a maior aliança político-militar do mundo. Você vai saber mais sobre esse organismo supranacional, o que é, qual é o seu objetivo, países membros e muito mais, basta seguir conferindo o post logo abaixo:

O que é a OTAN?

A OTAN é a sigla da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a maior organização e principal aliança político-militar do mundo. Trata-se de um organismo internacional cujo objetivo descrito em seus documentos oficiais é garantir a segurança, defesa e liberdade dos países que fazem parte da Organização por meio de ações específicas de cunho político e militar. Sua sede está localizada em Bruxelas, na Bélgica.

Sua estrutura organizacional possui dois pólos decisórios principais: os Representantes Militares, composto pelos chefes de defesa dos países-membros, e as Delegações da Otan, composto por especialistas de cada uma das nações participantes.

Países da OTAN

30 países-membros integram a OTAN, a maioria deles da Europa. Seus membros fundadores são os Estados Unidos, Reino Unido, França, Holanda, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega e Portugal. Com o tempo, novos países foram integrando a organização: Alemanha, Turquia, Bulgária, Croácia, Grécia, Noruega, República Tcheca, entre outros que você confere na tabela.

Fundação e Fundadores

A OTAN foi fundada em 1949, durante a Guerra Fria, tendo como marcos iniciais a assinatura do Tratado de Bruxelas (1948) e do Tratado de Washington (1949).

A sua história tem relação com a polarização política que acontecia naquele período, principalmente na Europa, ao longo da segunda metade do século XX, entre o socialismo e o capitalismo.

Os países com ideais e sistemas alinhados, como a oposição aos regimes socialistas no Leste Europeu, então se uniram com o objetivo de formar uma união militar, firmando o Tratado de Bruxelas em 1948 e, depois, o Tratado de Washington em 1949, que incluía importantes potências mundiais da época, como Estados Unidos, Reino Unido e França.

O Brasil faz parte?

O Brasil não faz parte da Otan, mas é considerado um parceiro da organização desde 2019, sendo um aliado preferencial extra-Otan, ou seja, tem uma posição próxima à dos países-membros do bloco, o que traz benefícios ao Brasil, especialmente comerciais.

Operações militares da Otan

Nos últimos 30 anos a OTAN empreendeu várias operações militares para proteger os interesses dos países-membros. Algumas delas aconteceram durante a Guerra Iraque-Kuwait, em 1990, e durante a Guerra da Bósnia, em 1994; na Guerra do Afeganistão, em 2001, onde atuou de maneira decisiva na invasão do país em apoio aos Estados Unidos, entre outras.

OTAN na atualidade

Após a Guerra Fria, a OTAN mantém o objetivo de garantir a segurança, defesa e liberdade dos países que fazem parte da organização, inclusive busca a adesão de novos países e tem poder de influência econômica e cultural. O organismo busca, também, garantir os interesses econômicos de seus membros ao redor do mundo.

O bloco mantém a oposição tradicional aos países não alinhados, a exemplo da Coreia do Norte, Rússia, China e Irã.

Em: História,
2022.12.20