Artes Marciais: As 10 mais letais do Mundo
As artes marciais fascinam pelas técnicas, golpes e movimentos empregados nos seus mais diversos estilos. Normalmente, são praticadas como esporte e com o objetivo de autodefesa quando necessário, mas algumas delas são bastante perigosas com golpes mortais. São justamente as artes marciais mais letais do mundo que você vai conferir logo abaixo:
10 – Bokator
Em décimo lugar, O Labokkatao, conhecido como Bokator, que se originou no Camboja há mais de mil anos. A palavra significa algo como “batendo um leão”. Os socos e golpes de joelho e cotovelos, além do uso de armas, como os bastões, impressionam pela violência.
Quase todos os professores desta modalidade foram assassinados no “Genocídio Cambojano”, entre 1975 e 1979, mas alguns poucos sobreviventes recomeçaram os ensinamentos da arte no Camboja a partir da década de 90.
9 – Combato
O Combato foi um estilo utilizado pelas forças armadas canadenses na Segunda Guerra Mundial. Criado no início de 1900, os ensinamentos da técnica não foram repassados pelo seu criador, Bill Underwood, por ser muito violenta. Então foram retirados os golpes de caráter letal e a arte marcial recebeu outro nome, o Defendo, focada, agora, na autodefesa.
8 – Sipalki-Do
O Sipalki-Do é traduzido para “O Caminhos das 18 Técnicas”, um manual militar real finalizado em 1759 com 18 estilos englobando técnicas de autodefesa, sistemas de luta de monges budistas e manuseio de armas, como bastões, sabre, espada, facas, chicotes, machados e correntes com facas nas pontas, entre outras.
Os fundamentos são focados em golpear, fatiar e empurrar. São estilos abertos que podem ser adaptados às diferentes situações de defesa pessoal.
7 – Capoeira
Muitos dos movimentos e golpes utilizados na capoeira nasceram da necessidade que os negros escravizados no Brasil tinham de se esconder na vegetação rasteira. Passos de dança e música foram adicionados às técnicas para que a arte marcial pudesse ser difundida entre os escravos ainda presos sem levantar maiores suspeitas. A luta é travada com movimentos contínuos, através de várias acrobacias, como rasteiras e saltos.
6 – Método de Luta Keysi
Em 6º lugar, a KFM, como é conhecida a Luta Keysi, ficou famosa por ser usada em filmes de Hollywood, como “Batman Begins” e “O Cavaleiro das Trevas”. Criada por ciganos espanhóis, tem como objetivo a autodefesa com o estilo das brigas de rua e técnicas que permitem a luta de um contra vários oponentes ao mesmo tempo.
5 – Sambo
SAMBO é a sigla para os termos que significam algo como “autodefesa sem armas”. O estilo foi desenvolvido pelo exército soviético no início dos anos 20 e foi ensinado a toda a população quando uma onda de crimes assolou a União Soviética, tendo sido reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional. É um sistema de luta agarrada que inclui elementos de Luta livre, Judô e golpes traumáticos.
4 – Kung Fu
E você com certeza já ouviu falar no Kung-Fu: uma das artes marciais mais famosas do mundo graças aos filmes de ação de Bruce Lee. São vários estilos dentro da arte marcial que foi desenvolvida há mais de 4 mil anos.
Os golpes são inspirados em movimentos e comportamento animais, como o Leopardo, o macaco e a garça, que inspira o golpe mais conhecido, quando o oponente levanta um dos pés, dá um salto com os braços abertos e acerta o outro com um chute. O Dim Mak é o golpe mais mortal do Kung Fu, conhecido como Toque da Morte, que faz pressão sobre uma artéria, podendo matar até meses depois de recebido, segundo os praticantes.
3 – Jiu Jitsu Brasileiro
No top 3, em 3º lugar, oJiu Jitsu brasileiro. O combate de solo é feito utilizando o corpo do seu oponente como arma. Um dos golpes utilizados que pode levar à morte é o estrangulamento, o famoso Mata Leão. Na luta, o objetivo do lutador é levar o seu adversário ao chão e dominá-lo.
2 – Muay Thai
O Muay Thai fica em 2º lugar, é uma prática milenar tailandesa, o conhecido boxe tailandês. Inicialmente, a luta envolvia o uso de armas, mas os praticantes acabavam gravemente feridos, por isso o estilo passou a utilizar apenas o corpo. É conhecida como a Arte dos Oito Membros, já que o lutador utiliza 8 pontos de contato do corpo na luta: punhos, cotovelos, joelhos e pés. Os golpes mais perigosos são feitos com os pés atingindo a coluna vertebral
1 – Krav Maga
Em primeiro lugar, O Krav Maga, a arte marcial mais letal do mundo, tanto que não pode ser considerada um esporte. Foi criada pelas forças armadas israelenses, onde o alvo é sempre as partes mais vulneráveis do corpo, como olhos e pescoço, para derrotar o oponente o mais rápido possível, causando a maior dor possível ou até mesmo sua morte.