Decepção amorosa: O que é e Como melhorar?

Diversas sensações são experimentadas por nós, humanos, ao longo da vida. Isso acontece principalmente quando pensamos sobre relações afetivas, como quando precisamos enfrentar uma decepção amorosa. Abaixo, entenda melhor sobre o termo e formas de se cuidar nesse momento!

O que é decepção amorosa?

Quando damos o nosso melhor a alguém e não recebemos o melhor dessa outra pessoa, é comum que possamos nos decepcionar, pois há uma quebra de expectativas sobre aquilo que se deseja ter e também a perca de planos que foram criados ao longo do período em que se esteve com essa pessoa.

Isso porque nesse momento costumamos perceber que não será possível construir um futuro a dois e fazer tudo aquilo que se desejava enquanto casal, pois em grande parte das vezes esses desejos podem ter partidos apenas de você, em uma relação desigual onde um se doa demais e o outro não faz o mesmo.

Mas se atente, pois a partir disso podem ser gerados mecanismos de defesa em sua mente para que proteja de futuros relacionamentos, se fechando para conhecer outras pessoas por conta dos resquícios deixados dessa última relação.

Motivos pelos quais a decepção amorosa pode acontecer

A criação de expectativas não é um problema em si, mas é preciso ter cuidado para que as suas não sejam projetadas no outro, o que pode gerar e agravar a decepção amorosa, marcada justamente pelo fato de não acontecer aquilo que espera e deseja.

Assim, é preciso entender o outro e saber que nem todas as expectativas poderão ser supridas, sendo necessários ajustes a elas com o tempo. De toda maneira, esse não é o momento de se culpar, mas apenas de entender o que pode ser reavaliado para que essa dor não volte a acontecer, sem que você deixe de viver para isso.

O que fazer diante de uma decepção amorosa

Apesar de não ser algo simples, é possível superar uma decepção amorosa, principalmente quando o problema se alia a pequenas práticas que podem, juntas, te encaminhar para uma solução. Além da terapia que é fundamental, perceba alguns detalhes que podem ajudar nesse momento:

  • Pratique o autocuidado para melhorar a autoestima;
  • Se permita refletir e aprender com o que passou;
  • Perdoe a si mesma e ao outro;
  • Não limite seus sentimentos, sofrer faz parte da superação.

Além de tudo, é claro, se apegue a pessoas que te amam e te querem bem, se abra com elas e não guarde todos os sentimentos para si pois isso pode te fazer sofrer ainda mais.

Em: Conceitos,
2022.05.18