Significado de Aleluia e Amém
Como expressão de fé e gratidão, assim como de confiança nos planos de Deus, é comum que a gente utilize as expressões Aleluia e Amém. Mas apesar de ser grande a popularidade dos termos, ainda se sabe pouco sobre o real significado que possuem.
Então, pensando em te ajudar a entender melhor sobre, seguimos te explicando sobre isso logo abaixo. Confira:
O que significa Aleluia?
Aleluia significa Louvem a Deus ou também Adorem a Deus, sendo uma forte expressão de fé a partir da indicação de que devemos estar mais próximo do Senhor, reconhecendo seus feitos e nos mostrando gratos por eles.
É por essa razão que ao final de pregação dizemos Aleluia, evidenciando que tudo o que foi dito deve ser reconhecido e colocado em prática como forma de Louvar ao Senhor para além da palavra, também com as nossas ações.
Origem de Aleluia
A expressão Aleluia tem sua origem associada ao idioma hebraico, de onde deriva por conta da presença do termo Halleluyah, que se formou a partir dos termos Hallelu, que tem o sentido de Louvar, e Yah, que significa Deus.
Dessa forma, a própria origem justifica o seu significado.
Qual a diferença entre Glória e Aleluia?
Muitas pessoas ainda confundem o que difere as expressões Glória e Aleluia. Nesse sentido, a verdade é que Aleluia é uma das palavras que podemos usar para glorificar o Senhor, demonstrando gratidão a Ele e assim, também reforçando a fé.
Na prática, convém usar as duas maneiras, sabendo apenas que Glória tem um uso mais abrangente por, além de ser uma saudação a Deus, ser também um conhecido muito importante da religiosidade.
O que significa Amém?
Amém, por sua vez, significa Assim seja, demonstrando o desejo de que algo que foi dito anteriormente possa se realizar diante das graças do Senhor, sendo normalmente a interjeição que utilizamos para finalizar orações, por exemplo.
Dessa forma, devemos usar quando concordamos com o que foi dito, podendo reafirmar a fala de uma outra pessoa, já que em missas e cultos é comum o uso do termo após falas do líder religioso.
Origem de Amém
A expressão Amém é bastante antiga e segundo o que se acredita, já era utilizada pelos apóstolos no contexto de exaltação e concordância com as falas de Jesus, tendo se mantido muito presente até os dias atuais.