Significado de Yeshua

A religiosidade é capaz de se apresentar de diferentes maneiras mas certamente a expressão mais comum de fé é o culto a Jesus, ou devemos chamá-lo de Yeshua? Logo abaixo te explicamos melhor sobre e tiramos todas as possíveis dúvidas ligadas ao termo, confira:

Significado de Yeshua

Yeshua significa Salvação ou Salvar, mas muito além do seu significado vale entender ao que ele é capaz de se referir. Assim, esse seria com base em algumas teorias teológicas o verdadeiro nome de Jesus Cristo.

Vale frisar que essa não é uma verdade absoluta e há controvérsias, principalmente associadas a origem do nome, visto que Yeshua se originou no idioma hebraico e na região onde nasceu Jesus o idioma mais popular era o Aramaico, gerando ainda mais dúvidas sobre.

Onde se encontra a palavra Yeshua na Bíblia?

De tal maneira, há algumas passagens bíblicas nas quais esse nome é citado, colaborando para a ideia da presença do nome diante de certa relevância. Entre tais passagens, podemos citar Gênesis 49:18, onde é dito que: A tua salvação tenho esperado, ó Senhor! A tua salvação espero, ó Yeshuah.

Em algumas traduções do Livro Sagrado, o termo foi automaticamente modificado para Senhor como forma de evidenciar Jesus da maneira como ele acabou se tornando mais conhecido, mas há ainda outros versículos onde originalmente foi chamado de Yeshuah, como no caso de Êxodo 14:13 e Deuteronômio 32:15.

História do nome Yeshua

Podendo ser visto na Bíblia tanto como Yeshua quanto como Yehoshua, o nome esteve originalmente ligado ao pedido por salvação, um daqueles que realmente mais atraem pessoas para a fé.

No entanto,  o que aconteceu na prática para interferir no conhecimento sobre ele foi a etapa de tradução das Escrituras sagradas em seu formato original para que pudessem atender a outras pessoas em diferentes idiomas.

Assim, desde a tradução grega o nome passou a ser Iesous e posteriormente no latim passou a ser Jesus, assim como é utilizado hoje no idioma português.

Em: Religião,
2023.05.31