O que foi o Armageddon?

No fim dos tempos, haverá uma batalha final entre o Bem e o Mal: o Armageddon. Mas será que se trata mesmo do fim do mundo? Vamos saber mais sobre isso logo abaixo, então basta seguir conferindo para entender, olha só:

O que é Armageddon?

Na Bíblia, a palavra “Armagedom” só é citada uma vez, no capítulo 16 do Livro de Apocalipse, versículo 16:

“E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom”. (Apocalipse 16:16).

As diferenças de escrita entre as palavras no inglês e no português são poucas: “armageddon” ou “armagedom” vem do grego “har megiddo” ou “Har–Magedon”, que significa “monte de Megido”.

Megido era uma cidade que pertencia ao território do Israel antigo, que fica ao sul de Nazaré, um local marcado na história do povo hebreu, onde já aconteceram várias batalhas relevantes para esse povo, algumas registradas na Bíblia, no Livro de Juízes e de Reis.

Uma outra passagem em Jeremias, capítulo 46, versículo 10, é interpretada por muitos autores como uma referência ao Armagedom, por isso, muitos acreditam que o monte fica próximo ao rio Eufrates:

“Porém este dia é do Senhor Deus dos Exércitos, dia de vingança para se vingar dos seus adversários, e a espada devorará, e fartar-se-á, e embriagar-se-á com o sangue deles, porque o Senhor Deus dos Exércitos tem um sacrifício na terra do norte, junto ao rio Eufrates”. (Jeremias 46:10).

A grande questão é que, na região, não existe nenhum grande monte. O Armagedom se refere, principalmente, à própria batalha do fim dos tempos: a batalha do Armagedom.

Batalha do Armagedom

Essa batalha é a guerra final entre o Bem e o Mal, mas não entre Deus e Satanás, e sim entre Deus e os governos humanos, assim como está escrito em Salmos 2:2: “Os reis da terra tomam sua posição e os governantes se unem contra Jeová e contra o seu ungido”.

A batalha não se restringirá a um só local, como diz a Bíblia, mas acontecerá em todo o planeta: “Assim diz o Senhor: “Vejam! A desgraça está se espalhando de nação em nação; uma terrível tempestade se levanta desde os confins da terra”. (Jeremias 25:32).

Em Daniel, 2:44, a Bíblia fala sobre a destruição de todos os governos humanos na batalha: “Nos dias desses reis, o Deus do céu estabelecerá um reino que jamais será destruído. E esse reino não passará para as mãos de nenhum outro povo. Vai esmigalhar e pôr um fim a todos esses reinos, e somente ele permanecerá para sempre”.

É por essa relação com o fim dos tempos e com a batalha final que a palavra é utilizada em produções cinematográficas e em séries que possuem essa temática.

O Armageddon é o fim do mundo?

Mas como a Terra é o lar eterno da humanidade, ela não será destruída, nem a humanidade será dizimada. Na verdade, o Armagedom será a salvação da humanidade, onde somente os verdadeiros servos de Deus irão sobreviver e habitar a Terra.

E Jesus deixou claro que nem ele próprio e nem os anjos sabem quando ocorrerá a batalha: “A respeito daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas somente o Pai”. (Mateus 24:36).

Em: Religião,
2022.12.16