O que Significa Kadosh?
Kadosh é um termo que possui forte ligação com a religiosidade e sua História, sendo interessante entender seu significado e também outras variações ligadas a si, conforme pode conferir logo abaixo:
O que significa Kadosh?
O termo Kadosh tem origem hebraica e significa sagrado, sendo ainda uma maneira pela qual os judeus podem se referir a Deus.
Mas não para por aí, Kadosh ainda pode ser considerado algo ou uma pessoa que é considerada abençoada frente às demais, estando presente nas Escrituras sagradas, mais no Antigo Testamento, porém, algumas vezes no Novo Testamento também.
Qual a diferença entre Kadosh e Kodesh?
Entre as variações ligadas à palavra, podemos perceber Kodesh. Na verdade, a diferença entre os termos é até bem simples: Enquanto Kadosh é um adjetivo que se refere a algo sagrado, qualificando o sujeito a partir dessa qualidade, Kodesh é um substantivo marcado pelo significado de santo.
Assim, mesmo que estejam ligados a um mesmo sentido, possuem utilizações diferentes e claro, igualmente especiais diante do seu sentido sagrado.
Variações da palavra Kadosh
Mas há ainda outras variações, e cada uma delas são muito interessantes, então eu não poderia deixar de trazer aqui. Assim, outra forma é a palavra Kidush, cujo significado é a santificação ou a consagração.
Já Yom Kadosh indica um dia considerado santo, enquanto em Kadish, que se refere a santificação é usada em orações que são feitas por 11 meses, pelos judeus, para exaltar a figura e o nome de Deus.
AKadish, variação de Kadosh, por sua vez, se trata de uma oração litúrgica de origem aramaica, o idioma que falaria Jesus Cristo, e tem a função de louvar a Deus e de pedir a entrada do fiel no reino messiânico, ou seja, no reino de Deus.
Tal oração, que contém a variante da palavra Kadosh, ainda é rezada pelos filhos durante o funeral e marca o tempo de luto pelos seus pais.