O que é Hemoglobina?

O nosso corpo demanda de diversos detalhes para que possamos contar com o devido funcionamento dele, e nesse sentido são tantos que alguns se tornam pouco conhecidos, gerando dúvidas sobre o que, de fato, representam.

Exemplo disso é a Hemoglobina, tema desse post onde explicamos tudo sobre ela logo abaixo, tirando as principais dúvidas sobre e trazendo as informações mais importantes. Confira:

O que é Hemoglobina?

Também chamada de Hb, Hemoglobina é a proteína que compõe os glóbulos vermelhos presentes em nosso sangue, responsáveis por fazer com que haja a devida circulação de oxigênio por todos os tecidos do corpo e portanto, sendo essencial para nossa sobrevivência.

É comum que a gente se depare com o termo ao fazer exames periódicos de sangue, chamados de Hemograma, onde os índices da Hemoglobina são medidos para uma melhor análise de como está a nossa saúde.

Se esse foi o seu caso e tem buscado entender melhor sobre para ter uma maior noção sobre os resultados de exames antes de levá-los ao médico, seguimos explicando melhor sobre esses índices a seguir.

Qual é o nível normal de Hemoglobina no sangue?

Os valores considerados dentro da normalidade para o resultado do índice de Hemoglobina no sangue dependem de fatores como gênero e faixa etária, ocorrendo mudanças nos valores indicados para cada grupo.

Assim, esses níveis são os seguintes, de forma mais específica:

  • Ambos os gêneros entre 2 e 6 anos de idade: 11,5 a 13,5 g/dL;
  • Ambos os gêneros entre 6 e 12 anos de idade: 11,5 a 15,5 g/dL;
  • Mulheres: 12 a 16 g/dL;
  • Homens: 14 a 18 g/dL;
  • Gestantes: 11 g/dL.

Mas o ideal é que não analise sozinho os exames, sendo fundamental que os entregue ao médico responsável pela solicitação para a interpretação correta de todos os dados contidos no mesmo.

Qual o risco da Hemoglobina alta?

Caso tenha percebido que o nível de Hemoglobina indicado pelo seu exame está acima do normal, saiba que há riscos associados a isso, podendo fazer com que rapidamente passe a lidar com efeitos como tontura e sensação de fraqueza.

No entanto, os riscos podem ser ainda mais graves em alguns casos, passando a incluir até mesmo a perda de audição e da visão. Portanto, é essencial que busque apoio médico para a melhora do problema o quanto antes.

Por que a Hemoglobina aumenta?

Há fatores diversos que podem colaborar para o aumento da Hemoglobina, estando entre eles a idade, já que com ela o nosso corpo tende a funcionar de forma mais lenta, apresentando problemas como esse.

Mas outra questão ainda mais frequente que contribui para isso são os nossos hábitos, sobretudo os alimentares, já que a ausência de ferro e a desidratação podem gerar elevados níveis de Hemoglobina em nosso sangue, fazendo com que surjam os problemas anteriormente citados.

O que fazer quando a Hemoglobina está alta?

Se você está buscando formas de controlar esse índice e fazer com que ele atinja a normalidade, saiba que não há nenhum tipo de receita mágica para tanto, sendo preciso fazer mudanças na sua rotina de modo contínuo.

Entre elas estão adicionar alimentos ricos em ferro, a exemplo do feijão, na sua dieta, incluindo também legumes e verduras. Associado a isso, também deverá beber muita água, fazer exercícios físicos e realizar um controle mais atento do seu peso.

E é claro, tudo isso pode ser associado a medicações caso elas tenham sido receitadas pelo seu médico.

Em: Biologia,
2023.11.14