Primeira Eucaristia: O que é e Qual sua Importância?
Muitos de nós já fizemos a Primeira Eucaristia ou ao menos ouvimos falar sobre ela, mas é fundamental que possamos entender cada vez melhor, o que inclui o conhecimento de sua importância. Confira esse e outros detalhes logo abaixo:
O que é Primeira Eucaristia?
A Primeira Eucaristia é uma celebração religiosa que acontece entre os cristãos e pode ser também nomeada de Primeira Comunhão, isso porque representa justamente o momento de Comunhão com Deus, fortalecendo a fé referida a Ele.
Na prática, esse é o momento onde se tem o primeiro contato com o corpo e o sangue de Cristo, representados pela hóstia e o vinho, sobretudo na Igreja Católica onde a cerimônia costuma ocorrer dentre os jovens.
Veja Também: O que significa Blessed?
Qual a importância da Primeira Eucaristia?
Se você é católico, certamente conhece os três pontos que são colocados como base para a religião, pontos esses que devem ser cumpridos para a devida demonstração da nossa fé. São eles:
- Batismo
- Confirmação
- Eucaristia
Assim, o Batismo funciona na prática como a nossa renovação diante da vida, deixando para trás os pecados dos quais somos perdoados para viver em Cristo e para Cristo de acordo com os ensinamentos que foram deixados por Ele.
A partir disso, se torna evidente a importância de inserir as crianças no caminho da fé para que jamais se percam dele e possam aprender os seus ensinamentos, assim os seguirão de forma natural. Conforme é dito em Provérbios, capítulo 22, versículo 6: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.”
Veja Também: Se colocar no Lugar do outro: Importância e Como fazer
Os passos para a Primeira Eucaristia
Antes que possamos nos entregar aos propósitos de Deus, podemos os conhecer, assim como aprender as lições que nos foram deixadas. Por essa razão, antes da Primeira Eucaristia é realizada a Catequese, voltada para a instrução com base nos valores cristãos.
Além disso, vale frisar a importância da família e dos padrinhos de batismo nesse processo, apoiando a criança e contribuindo para sua formação religiosa, reafirmando valores e mostrando na prática como são vistos e feitos.