O que é Vibe?
Vibe é o mesmo que vibração ou energia. A palavra vibe é muito usada para caracterizar as vibrações que um determinado lugar, pessoa, música ou objeto transmite.
Vibe é uma palavra muito comum entre os jovens e adolescentes. Quando se fala que uma pessoa possui uma boa vibe, significa que ela tem uma boa vibração, que a presença dela é agradável e que é bom estar com ela, já quando se diz que uma pessoa tem uma vibe ruim, significa que ela não é agradável.
Quando as pessoas se referem à vibe de uma música, basicamente é o mesmo conceito. Considera-se que a música possui um ritmo agradável, então a música tem uma vibe boa, já se a música é considerada “baixo astral”, sua vibe é ruim.
Origem de Vibe
A princípio, Vibe surgiu como um termo comum aos falantes da língua inglesa, sendo essa uma gíria criada a partir da diminuição do termo Vibration que tem esse mesmo significado ligado a vibrações e energias.
A partir disso, muitos jovens passaram a usar a expressão nas redes sociais, fazendo com que se popularizasse também em outras regiões do mundo, a exemplo do Brasil que hoje já tem essa como uma gíria bastante comum, sendo frequente o uso tanto na fala quanto na escrita quando pensamos em redes como Whatsapp e Instagram, dentre outras.
Exemplos com Vibe
- Não quero ir àquele bar, não gostei nada da vibe daquele lugar;
- A Fernanda tem uma vibe tão boa, gosto muito de estar ao lado dela;
- As músicas que tocam em shows alternativos são ótimas, têm uma vibe boa.
Quais são os tipos de vibes que existem?
A partir da popularização do termo, surgiram também diferentes especificações quanto a elas, revelando que cada um pode ter sua própria energia, sendo ela positiva ou negativa. Ligado a isso, outras expressões que podemos ver são as seguintes:
- Good vibe: Pessoas positivas, que possuem uma boa energia;
- Bad vibe: Quem está passando por um momento onde transmite energias negativas;
- Strange vibe: Quando algo estranho acontece, gerando uma energia inesperada;
- Rage vibe: Energia de irritação, revela sentimentos como o estresse e o ódio.