Por que a Pupila dilata?

A visão é um dos principais sentidos do nosso corpo e justamente por essa razão é que alguns detalhes ligados a ela são capazes de nos causar tanta curiosidade e interesse. Então, afinal, Por que a Pupila dilata? Respondemos essa e outras perguntas logo abaixo, confira:

Por que a Pupila dilata?

A área colorida do nosso olho, chama de íris, é formada por diversos músculos. Assim, a pupila acaba se dilatando como consequência da contração dos mesmos, o que pode ocorrer em diversas ocasiões.

Por sinal, no geral essa não é uma questão que cause tanta preocupação, já que é comum que a pupila se dilate. Contudo, esse também pode ser o anúncio de que há algo de errado, principalmente em conjunto com outros sintomas como dores de cabeça e tontura.

Ou seja, caso restem dúvidas sobre a normalidade do seu caso, não deixe de ir ao oftalmologista, o que em todo caso deve ser feito com regularidade.

O que causa a dilatação da Pupila?

De forma comum e sem anunciar anormalidades que demandam preocupação, há muitas situações cotidianas que podem fazer com que ocorra a dilatação da pupila. Entre as mais comuns delas, podemos mencionar:

  • Sensibilidade a luz;
  • Tensão;
  • Atração física.

Outra situação onde a pupila se dilata é quando o procedimento é indicado pelo oftalmologista. Nesse caso, é utilizado um colírio específico para provocar a dilatação, o que faz com que o processo dure por horas.

Quando a Pupila dilata a pessoa está mentindo?

Há situações mais específicas onde é dito que a pupila pode dilatar, causando dúvidas sobre a veracidade da informação. No caso de mentiras, é sim verdade que a pupila pode dilatar, pois a pessoa tende a ficar mais tensa pelo medo de ser descoberta.

É verdade que as Pupilas dilatam quando vemos a pessoa que amamos?

Outro caso similar é quando vemos a pessoa que amamos, momento em que a pupila dilata por conta da maior produção do hormônio chamado de dopamina em nosso corpo, buscando regular o nosso estado emocional.

Em: Biologia,
2023.06.05