O que são Biomas?
O maior bioma brasileiro é a Amazônia. Mas você sabe o que é um bioma? Quais são as suas características e quais são os biomas brasileiros? Você vai aprender tudo isso conferindo o post logo abaixo, olha só:
O que são biomas?
“Bio” significa vida; oma significa grupo ou massa. A palavra bioma vem do grego e, simplificando, é basicamente isso mesmo o que ela significa: um grupo de determinados seres vivos, incluindo espécies animais e vegetais, com características semelhantes, em uma determinada região, com clima, condições de solo e relevo semelhantes também.
Um bioma tem vegetação contígua, ou seja, tem um determinado tipo de vegetação, clima, fauna e paisagem e tudo o que faz parte dele sofreu os mesmos processos de formação de sua paisagem, resultando em uma diversidade vegetal e animal própria.
Biomas brasileiros
No Brasil existem 6 biomas: a Amazônia; a Caatinga; o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pampa e o Pantanal.
Amazônia
A Amazônia é o maior dos biomas, constituída principalmente por floresta tropical e conta com a maior bacia hidrográfica do mundo. No Brasil, ela ocupa praticamente toda a região Norte, também em parte do Maranhão e Mato Grosso, com clima quente e úmido. S
omente na Amazônia vive, aproximadamente, a metade de todas as espécies existentes no planeta, se destacando a variedade e quantidade de insetos, macacos e aves.
Cerrado
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e a principal característica de sua vegetação são as árvores com troncos retorcidos. Ele conta com muitas espécies que são encontradas apenas na região, mas sofre com a perda extensa de sua vegetação devido ao desmatamento.
É um bioma que se parece bastante com as savanas da África e Austrália, tem clima tropical sazonal com inverno seco e o Lobo-guará é um animal que é símbolo desse bioma.
Pampa
O pampa é encontrado apenas no Rio Grande do Sul e sua principal característica é a vegetação herbácea e arbustiva. São grandes campos de gramíneas, clima temperado, as 4 estações do ano são bem definidas e uma fauna extensa, incluindo capivaras, o Tuco-tuco e o veado-campeiro que está ameaçado de extinção.
Pantanal
O Pantanal liga o Cerrado, o Chaco e a Amazônia. É o menor bioma brasileiro, porém é uma das maiores extensões de área úmida do planeta. O Tuiuiú é uma ave símbolo do Pantanal, também são encontradas as capivaras, a onça-pintada, também presente na Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado, o tamanduá-bandeira, entre outros. O clima é tropical com duas estações do ano bem definidas.
Caatinga
A Caatinga é o bioma predominante do Nordeste, mas também presente em Minas Gerais. Tem um clima seco e uma vegetação bem característica com plantas suculentas e cheias de espinhos, como os cactos. A ararinha-azul, que já foi considerada extinta na natureza, mas voltou a voar, é um dos símbolos da Caatinga, assim como a muçurana e o tatu-bola.
Mata Atlântica
A Mata Atlântica possui várias formações florestais e ecossistemas com clima tropical úmido, por isso a biodiversidade é imensa e impressiona: são cerca de 20 mil espécies, apesar do bioma já ter sofrido bastante com o desmatamento, sendo um dos biomas mais fragmentados do Brasil. A fauna é extensa: inclui capivaras, o mico-leão-dourado, a onça-pintada, bicho-preguiça, macacos, preguiças, entre outros.