O que é Pomba Gira?

Pombagira é a dama da noite, uma entidade especialista em amor e relacionamentos. Para alguns, ela é a personificação feminina de Exu, ambos a serviço da Umbanda e do Candomblé. Você vai saber mais sobre a Pombagira logo abaixo, siga conferindo:

O que é a Pombagira?

Pombagira é orixá do Trono do Desejo e estímulo, especialista em amor e relacionamentos e também é vista como mensageira dos orixás. É um dos espíritos que representa a luxúria e os prazeres da carne, uma entidade feminina altamente sensual, sem pudores, liberta de toda a opressão de uma sociedade machista e conservadora.

Pombagira fala alto, sua risada é estridente, ama a combinação do preto e vermelho e gosta de seduzir, de jogar o seu charme aos homens, dançando com sua saia rodada, bebendo champagne e fumando seus muitos cigarros. É uma mulher que, em outras vidas, já sofreu muito, mas também fez os outros sofrerem, e que se torna essa entidade com a missão de ajudar os outros para ajudar na sua própria evolução.

Não existe uma única Pombagira: são vários espíritos de mulheres que já viveram na Terra, que foram criadas pelo pai e que assumem diversas falanges que trabalham a seu favor, como a Pombagira Rainha, a Sete-Saias, Maria Padilha e a Menina de Praia.

Pombagiras são más?

As pombagiras podem ter sido mulheres muito más em vida, mas se assumindo como essa entidade no mundo espiritual, elas se colocam à disposição para ajudar as pessoas.

Além disso, as Pombagiras são trabalhadoras da linha de Obá, por isso são justas e corretas: não é recomendado pedir ajuda para trabalhos envolvendo homens comprometidos, pois elas se comprometem em trazer o amor de forma legítima.

Elas combatem o mal, auxiliando e guardando os planos inferiores vibracionais. E como esses planos são muito próximos à Terra, as Pombagiras conhecem bem as paixões humanas. Apesar de trabalharem dentro da energia sexual, elas não são devassas: podem causar medo e aversão pelo jeito barulhento e extravagante, mas elas ajudam os fiéis a superar as dificuldades, abrindo os seus caminhos em busca de iluminar o seu próprio caminho também.

Em: Religião,
2022.12.10