O que é Cidadania?
Todos nós já nascemos com direitos e deveres, o que por mais que mude ao longo da vida está sempre nos acompanhando para o devido funcionamento da sociedade. É justamente nesse sentido que surge um importante conceito, o de cidadania.
Mas você já sabe O que é Cidadania? Apesar de muito importante, muitos ainda não entendem o que o termo representa e é justamente sobre isso que seguimos falando logo abaixo, confira:
O que é Cidadania?
Temos como reguladora da vida em sociedade a Constituição, onde são descritos pontos importantes para a organização social, explicitando tanto direitos quanto deveres que possuímos, inclusive a partir do âmbito político.
Dessa forma, a Cidadania se caracteriza como sendo o pleno exercício dos pontos estipulados. A expressão em si tem origem no idioma latim por conta do termo civitas, que significa cidade e como tal, precisa ser devidamente organizada.
Assim, a partir da associação entre direitos e deveres, é possível que a cidadania seja contemplada de forma devida, já que muito além que estar em um determinado lugar, somos parte ativa dele e devemos respeitar também o espaço do outro, além de reconhecer nosso próprio espaço.
Exemplos de Cidadania
Há muitas maneiras de colocar a cidadania em prática e fazer com que o conceito possa valer. Inclusive, é muito provável que algumas dessas formas já sejam usadas por você, mesmo que não entenda a relação que possui com a cidadania de fato.
Assim, alguns exemplos nesse sentido são as seguintes ações:
- Estar atento ao que fazem os governantes;
- Praticar o respeito a todos;
- Preservar o patrimônio público;
- Ser um eleitor ativo nas eleições;
- Pagar impostos;
- Cumprir a Legislação.
Qual é a função da Cidadania na sociedade?
De forma geral, a principal função da cidadania na sociedade é manter a sua organização e fazer valer os deveres mas também os direitos aos quais devemos ter acesso, a exemplo de uma saúde e educação pública de qualidade.
Com isso, o conceito em questão age como um regulador das ações humanas, visto que ainda que tenhamos a liberdade ela não pode invadir o espaço do outro. Portanto, é preciso ter em vista regras para manter a ordem para todos.