O que é CEP? Conheça as Regiões postais
Na hora de comprar algo pela internet e colocar o endereço de entrega, a gente se depara com o CEP e muita gente não sabe qual é o seu, muito menos o que essa sigla significa. Se você é uma dessas pessoas, então basta seguir conferindo o post logo abaixo para entender melhor:
O que é CEP?
CEP é a sigla de Código de Endereçamento Postal. Esse código é relacionado a uma determinada região postal e foi criado pelos Correios para facilitar a entrega das correspondências pelo país, podendo se referir a uma cidade ou a um bairro, por exemplo.
É um código composto por 8 dígitos e cada número desse código identifica todos os detalhes de um determinado endereço. São 5 números separados pelo sufixo composto por 3 números com um hífen. Por exemplo: 48730-000.
O que significa cada número do CEP?
- O 1º número do CEP é referente à região postal;
- O 2º número é referente à sub-região postal;
- O 3º número corresponde ao setor postal;
- O 4º número é referente ao subsetor postal;
- O 5º número corresponde ao divisor de subsetor postal;
- E o 6º, 7º e 8º números do CEP são os identificadores de distribuição ou sufixo.
Regiões postais
Existem 10 regiões postais no Brasil, que foram criadas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, mas essas regiões não são aquelas que aprendemos nos livros de geografia.
Cada uma das 10 regiões postais tem um número de 0 a 9, que é o primeiro número do CEP:
- São Paulo capital e região metropolitana formam a região postal número 0;
- O interior e litoral de SP correspondem à região número 1;
- O número 2 identifica a região postal do Rio de Janeiro e Espírito Santo;
- O estado de Minas Gerais é a região número 3;
- O número 4 identifica a região composta pela Bahia e Sergipe.
Cada região é dividida em 10 sub-regiões, que também recebem um número de identificação e essa divisão vai sendo feita sucessivamente sempre em outros 10 setores: cada sub-região é dividida em 10 setores postais; cada setor postal é dividido em 10 subsetores postais, e cada sub-região, setor e subsetor tem um número específico que é identificado no CEP.
Os 3 últimos números correspondem ao identificador de distribuição, o sufixo, usado para identificar locais mais específicos, como ruas, praças, travessas e avenidas.