Mandrake: O que significa?

A geração Z tem sido a responsável pela criação e popularidade de diversas gírias e dentre elas está Mandrake. Mas ainda que tenha se tornado bastante popular, ainda restam dúvidas afinal, o que ela significa?

Para que seja possível entender essa e também outras dúvidas associadas, seguimos explicando melhor sobre o termo logo abaixo, vale a pena conferir!

O que significa ser um Mandrake?

Mandrake é uma gíria muito comum entre os jovens e acaba podendo ser utilizada tanto por meninos quanto por meninas. Dessa forma, surgiu para denominar um estilo de vida próprio, repleto de personalidade e baseado em vivências perifericas.

Assim, podemos analisar algumas características que são comuns ao mandrake no estilo de se vestir, por exemplo, como óculos juliet, risquinho na sobrancelha, piercing, tatuagens e roupas de marcas como lacoste.

Mas independente desses detalhes mais visíveis, se trata de uma forma de viver e pensar também, geralmente estando associado a quem mora em regiões periféricas, frequenta bailes de funk e outras atividades comum a esses grupos.

Quais são as gírias de Mandrake?

Além do uso de alguns itens específicos em sua aparência física, os Mandrakes também são reconhecidos por um jeito de se comunicar bem diferente a partir das gírias que são utilizadas e por muitas vezes causam dúvidas em quem está fora do meio.

Então, se você conhece um mandrake ou apenas quer conhecer melhor esse grupo, pode ficar tranquilo que reunimos as principais gírias usadas por eles e o significado delas, olha só:

  • Fita: Assunto;
  • Zé povinho: Fofoqueiro;
  • Lupa: Óculos;
  • Goma: Casa;
  • Perreco: Briguento;
  • Se pá: Talvez;
  • Embrazar: Curtir.

Quem criou o nome Mandrake?

Mandrake é uma expressão que surgiu entre os moradores de comunidades paulistas, ainda que hoje já seja usado em outros locais do nosso país. Mas ainda citando seu contexto de criação, podemos evidenciar a forte influência do funk.

Assim, existe uma ligação específica com MC Paulin da Capital, cantor paulista de funk que desde 2019 inclui o termo mandrake em suas músicas. Por sinal, músicas essas que são muito consumidas pelo público que se identifica como mandrake ou mandraka hoje.

Após ele, muitos outros artistas já seguiram com o uso do termo, contribuindo ainda mais para essa presença tão significativa na vida real e também em redes sociais.

Em: Gírias,
2023.07.05