O que é Libertinagem?
Provavelmente você já ouviu falar sobre a Libertinagem em um sentido pejorativo, mas ainda que já possa ter percebido que se trata de algo considerado negativo, você realmente sabe o que significa essa palavra?
Para que não restem dúvidas sobre o seu significado, organizamos as principais informações sobre logo abaixo, onde te respondemos às perguntas mais constantes nesse sentido. Confira:
O que é Libertinagem?
Libertinagem é a característica daquilo ou de quem faz uso exacerbado de sua liberdade, chegando a se tornar invasivo em muitos casos por conta da capacidade que esses atos possuem de interferir também na vida do outro.
É um termo que pode ser associado a diversos aspectos da vida, mas de forma mais comum está ligado a sexualidade e religião, representando respectivamente aquele que não tem pudores e os que não creem, seguindo de forma contrária ao que é indicado pela religiosidade.
Exemplos de Libertinagem
O exemplo mais comum de Libertinagem é quando uma pessoa se entrega aos seus desejos sexuais, passando a ter diversos parceiros ou parceiras nesse sentido e não escondendo de ninguém que nessas relações tem como desejo único o de se satisfazer.
Outras práticas de entrega aos desejos e tentações mundanas são também exemplos de libertinagem, ou seja, quando falamos que João está entregue às drogas, essa é uma prática caracterizada como libertina.
Vale ressaltar ainda que o caso anterior engloba tanto dogras lícitas como o álcool quanto drogas ilícitas, aquelas que são comercializadas de forma ilegal.
Por que a Libertinagem é algo ruim?
Algumas pessoas se perguntam qual a razão pela qual a Libertinagem é entendida de forma negativa, já que até mesmo práticas ruins partem da decisão individual de cada pessoa, uma vez que eles possuem liberdade para tanto.
Contudo, a verdade é que na prática esse é um mau uso da própria liberdade, além de que em muitos momentos acaba por afetar a individualidade do outro, se tornando uma pessoa invasiva e sem limites.
Dessa forma, é algo ruim não somente por uma posição individual, mas por envolver características como o desrespeito.
Qual a diferença entre liberdade e libertinagem?
Talvez agora você esteja se perguntando qual a diferença entre liberdade e libertinagem, termos que podem se confundir mas que na prática são conceituadas de uma maneira bem diferente.
Nesse sentido, o principal ponto que diferencia os termos é que a liberdade é a capacidade de independência de cada indivíduo, enquanto a libertinagem surge pelo uso equivocado dela, conforme frisamos, o que faz surgir diversos aspectos negativos.