Dama de honra: O que é Qual a Origem?
Se você já foi a um casamento ou está planejando um, com certeza já viu ou ouviu falar sobre a dama de honra. Nesse post, poderá entender melhor sobre essa função na prática, além de conhecer sua origem e perceber dicas para fazer a melhor escolha nesse sentido:
O que é Dama de honra?
A Dama de honra é parte essencial de casamentos tradicionais, possuindo de modo geral o papel de ajudar a noiva, estando ao lado dela ao longo de todo esse grande dia, desde os momentos dos preparativos até a entrada no seu altar.
Mas existem também diferenciações, já que há damas de honra tanto crianças quanto adultas, o que interfere na função exercida. Isso porque as crianças geralmente levam alianças e jogam pétalas, enquanto as adultas costumam carregar um buquê similar ao da noiva e participar da cerimônia como testemunha oficial dela.
Origem da Dama de honra
Esse é um aspecto muito tradicional dos casamentos e sua existência é secular. Há indícios de que, inicialmente, a pessoa escolhida para ser a dama de honra era a irmã ou as irmãs da noiva, todas com vestidos iguais e segurando um buquê, tendo como função afastar as energias negativas, as causando confusão pela similaridade com a noiva.
Após certo tempo, esse papel foi dado a crianças que saiam informando a todos sobre a chegada da noiva, mas ao longo do tempo tudo foi se ajustando e hoje existem ambas as possibilidades, podendo escolher aquela que mais te agrada.
Diferença entre Dama de honra e Madrinhas
Uma das principais diferenças é que a dama de honra entra sozinha, segurando flores parecidas com as que serão carregadas também pela noiva. Já as madrinhas fazem sua entrada no casamento em companhia de padrinho, seguindo o padrão de serem casais.
Na prática, ambas fazem parte do dia e da vida da noiva, mas a dama de honra carrega um sentido ainda mais especial em sua função, sendo importante estar atento para fazer a melhor escolha.
Como escolher uma Dama de honra
O mais importante critério para essa escolha, é pensar em alguém que seja importante para você, podendo chamar familiares, amigas de longa data, filhas ou sobrinhas, por exemplo, tudo depende da relação de proximidade que vocês exercem.
Uma dica caso queira ter mais de uma dama de honra, o que é possível, é que tente criar um padrão de tons para que os vestidos se combinem e a entrada seja ainda mais bonita, pensando também em um espaço especial para que as alianças sejam levadas.