Emprego das Classes de palavras

Sabemos que o nosso idioma é repleto de detalhes que precisam ser compreendidos tanto para uso em avaliações quanto para o nosso próprio cotidiano. Assim, seguimos abaixo falando sobre as Classes de palavras, confira:

Quais são as Classes de palavras?

Para entender melhor a estruturação das palavras e a aplicação de cada uma delas, a Língua Portuguesa realiza uma análise morfológica sobre elas. É nesse sentido que surgem as Classes de palavras, também conhecidas como Classes gramaticais.

Com isso, para aprender sobre elas de forma devida, explicamos individualmente sobre cada uma dessas classes logo abaixo, para que não restem dúvidas. Olha só:

Verbo

Começamos a citar as classes de palavras pelo verbo, uma das mais importantes delas. O verbo é caracterizado como sendo o responsável por retratar diferentes ações, podendo ainda serem conjugados de diferentes maneiras. Exemplos deles são andar, comer, fazer.

Substantivo

O Substantivo se caracteriza por ser o termo usado para nomear coisas ou objetos. São itens que podem ser bastante comuns em nosso dia a dia, exemplo disso é livro, óculos, nuvem, gato, entre outros termos que fazem parte dessa classe.

Adjetivo

Já o adjetivo é aquele que se responsabiliza por qualificar o substantivo, expressando uma determinada característica que é atrelada a ele, seja de forma natural ou singular. Nesse sentido, podemos citar termos como: feio, bonito, bom.

Advérbio

O advérbio, por sua vez, são palavras capazes de anunciar modificações no verbo, tendo diversos tipos e nesse sentido sendo capazes de expressar lugar, tempo e ainda outros contextos.

Pronome

Entre suas especificações de tipos, o pronome é a classe de palavras capaz de substituir um substantivo. Com isso, é capaz de expressar casos como posse, indefinição ou até mesmo demonstração, entre outras possibilidades.

Numeral

O Numeral é a classe gramatical que nos permite expressar quantidade, especificando a quantia de diversos termos, como quando falamos: Eu comprei uma blusa. Nesse caso, uma é numeral.

Artigo

Ainda que não saiba definir o que é um artigo, certamente você já o conhece muito bem, já que é um dos eixos principais do estabelecimento da comunicação. Assim, é a parte que antecede o substantivo e o especifica em questões como o gênero.

Por exemplo, em: A gata é branca, o artigo é A, demonstrando que estamos falando de um substantivo feminino.

Interjeição

Quando falamos em Interjeição, nos referimos a classe de palavras que nos permite expressar sentimentos e sensações, passando a impressão que se sente de acordo com eles, como quando usamos o termo poxa ou ai, por exemplo.

Preposição

Para um texto devidamente coeso, a preposição funciona como conectivo entre diferentes termos. Algumas delas são as seguintes: Para, desde, por.

Conjunção

Um caso similar ocorre com a conjunção, também responsável por agir como conectivo. Contudo, o que a diferencia da preposição é que liga orações completas e não somente palavras.

Em: Português,
2023.06.21