Significa de Utopia: Confira exemplos
Utopia é o nome que damos a um sonho impossível de acontecer, uma fantasia, comumente utilizada para se referir a uma sociedade perfeita, onde não há violência ou guerras, algo que é difícil de acontecer fora do campo do pensamento.
Além disso, a utopia ainda pode ser um sonho possível, mas que ainda não se realizou, no qual se tem uma forte esperança de acontecer, por muitas vezes sendo algo motivado pela fé. Logo abaixo, siga entendendo melhor sobre:
Exemplos de Utopia
- Paz mundial;
- Política sem corrupção;
- Vida sem sofrimentos;
- Fim da miséria e da fome no mundo.
O que é viver em uma Utopia?
Quando alguém diz que determinada pessoa vive em uma utopia, isso significa dizer que não encara a realidade e está sempre sonhando com outras situações diferentes, e muito distantes, daquelas que estão sendo vividas.
Em alguns casos isso pode ser negativo por não encarar o que acontece e criar expectativas irreais, mas em outros contextos isso pode apenas demonstrar que se trata de uma pessoa esperançosa, que busca seguir acreditando naquilo que deseja alcançar.
Sinônimos de Utopia
- Devaneio;
- Quimera;
- Fantasia;
- Ilusão.
Utopia no Humanismo Renascentista
O Humanismo Renascentista foi um movimento que se baseava nas ideias clássicas greco-romanas (Grécia-Roma), ou seja, o antropocentrismo oposto ao teocentrismo.
Enquanto o antropocentrismo valorizava o homem como um ser inteligente e capaz de tomar decisões, o teocentrismo era o domínio da religião, onde Deus havia criado o mundo e a ciência era desvalorizada.
A utopia de Claude-Gilbert Dubois (autor dessa época) podia ser, tanto algo que era impossível de existir, quanto um lugar feliz, onde se vive bem.
Ainda é preciso destacar a obra “Utopia”, de Thomas Morus, que é um livro bastante conhecido, que trata da burguesia (classe social rica) e do feudalismo (sistema econômico baseado no empréstimo de terras que o senhor fazia ao seu servo).