O que era o Tráfico negreiro?
O tema do post de hoje é tráfico negreiro: o que foi, qual a sua relação com o mercantilismo, qual foi a lei que o aboliu e muito mais. Basta seguir conferindo para não perder nenhuma informação importante, vamos lá!
O que era o tráfico negreiro?
Vamos lá, o tráfico negreiro era o tráfico de africanos que eram trazidos à força para o Brasil para serem escravizados. Essa prática durou 300 anos, do século XV ao século XIX, trazendo, aproximadamente, cinco milhões de africanos ao longo desse período.
Os africanos prisioneiros de guerra eram comprados por traficantes e muitos também eram sequestrados nas regiões litorâneas da África e eram trazidos não só para o Brasil, mas levados como escravos para outras partes do continente americano e para a Europa.
Qual a relação do mercantilismo com o tráfico negreiro?
O tráfico negreiro começou quando os portugueses instalaram feitorias pelo litoral africano e mantinham, ali, relações diplomáticas com os reinos africanos em virtude das relações comerciais, que também envolviam seres humanos.
Na verdade, a escravidão africana já existia, os portugueses não iniciaram essa atividade: já se depararam com ela e a ampliaram a a proporções gigantescas, aumentando ainda mais a exploração cruel e desumana dos africanos.
Inicialmente, esses africanos escravizados serviam às necessidades internas de Portugal e suas ilhas, mas, durante a fase do mercantilismo, que foi a transição entre o feudalismo e o capitalismo, quando houve instalação da produção açucareira no Brasil em meados do século XV, houve a necessidade permanente de trabalhadores nos engenhos de açúcar.
A população indígena, que também era escravizada no Brasil, havia diminuído devido às doenças trazidas pelos europeus e ao extermínio. Além disso, os indígenas eram considerados inapropriados para o estilo de trabalho que os europeus queriam impor e fugiam constantemente, já que conheciam muito bem as terras.
O tráfico negreiro garantia trabalhadores a baixo preço de custo e de manutenção para o negócio, tanto nas metrópoles, quanto nas colônias, e durante o mercantilismo, assim que os comerciantes portugueses identificaram a necessidade de trabalhadores tanto na metrópole quanto nas colônias, em virtude dessa nova prática econômica que se estabeleceu, eles ampliaram o tráfico negreiro.
Lei que aboliu o tráfico negreiro no ano de 1850
A lei que aboliu o tráfico negreiro no Brasil foi a lei nº 581, de 4 de setembro de 1850, conhecida como Lei Eusébio de Queirós, que estabeleceu medidas para impedir o tráfico de africanos e ela teve influência britânica sobre o governo brasileiro, que pressionava o Brasil para extinguir a escravidão no país.