O que é Metaverso?
Os avanços na área da tecnologia virtual nos apresenta uma ficção científica como uma realidade concreta para o futuro: o Metaverso, que já é acessado pelos videogames. Saiba o que é esse novo mundo e como você fará parte dele, olha só:
Significado de Metaverso
Em 2021, o Facebook anunciou a meta de se tornar uma “empresa de metaverso” no prazo de 5 anos. Mas já é possível ver essa nova realidade sendo utilizada em algumas áreas.
O Metaverso é uma nova realidade virtual que une o conceito da simulação virtual e da realidade aumentada para criar um novo mundo paralelo, completamente virtual, mas com muito mais possibilidade de interação e possibilidade de vivenciar esse mundo como se estivéssemos realmente lá, em uma experiência real.
Isso inclusive já acontece em muitos jogos de videogame.
O termo “Metaverso” surgiu na década de 1980, no livro “Snow Crash”, da literatura cyberpunk. Mais tarde, com o desenvolvimento da internet, os passos em direção a essa realidade começaram a ser dados bem discretamente, e a ideia passou de ficção científica para uma realidade concreta para o futuro.
No metaverso, cada pessoa terá um avatar: um corpo virtual que irá representá-la. Com esse avatar, as pessoas poderão interagir com amigos, fazer compras com suas criptomoedas, participar de reuniões de trabalho, ir à escola, fazer investimentos, tudo isso em espaços virtuais com realidade aumentada, tudo comandado por pessoas reais.
Esse novo universo promete substituir a internet como conhecemos, com redes sociais acessadas a partir dele. Será como a vida real, mas em um mundo virtual.
Como entrar no Metaverso?
Mas como entrar no metaverso? O acesso a essa nova realidade virtual será feito com recursos muito semelhantes aos de hoje, como óculos de realidade virtual e outras ferramentas que irão aprofundar ainda mais a imersão.
O Facebook, inclusive, comprou a Oculus, produtora de óculos de realidade virtual, para garantir o acesso.
No entanto, acredita-se que, inicialmente, o investimento para o uso do metaverso seja feito por grandes empresas que poderão arcar com os custos, onde serão promovidas reuniões e eventos especiais. O uso para o dia a dia, principalmente pela maioria das pessoas comuns, pode demorar um pouco mais.