Meio-fio: O que é?

O meio-fio é um termo que pode estar muito presente no nosso dia a dia, pois é também parte essencial da organização e normas de trânsito. Logo abaixo, entenda o que é e ainda outra informações acerca do te

O que é Meio-fio?

Ao estarmos em uma rua, é comum que a gente se depare com uma mudança em sua altura conforme nos aproximamos às laterais dela, espaço reservado aos pedestres. Assim, o meio-fio é justamente a borda que separa a calçada da pista onde os automóveis devem passar.

É comum que seja feito de concreto e possua o formato de blocos, possuindo ainda outras variações nominais as quais você já pode ter ouvido falar, como por exemplo o seu nome de “guia da calçada”, expressão muito utilizada por agentes de trânsito.

Para que serve o Meio-fio?

Sabendo disso, podemos refletir também sobre a importância desse elemento que é responsável por uma maior segurança, principalmente para os pedestres que são a parte mais exposta do trânsito e poder enfrentar certos receios diante disso.

Assim, o Meio-fio funciona como uma barreira organizacional mas também de segurança, delimitando áreas e garantindo que acaba espaço seja ocupado por quem é de direito, pois enquanto as calçadas são destinadas aos pedestres, carros e motos podem ocupar as pistas.

Origem do Meio-fio

Essa expressão tem origem portuguesa, e representa justamente a sua colocação, já que se localiza entre a calçada e a rua, possuindo uma extensão longa e estreita que nos faz remeter a um fio. Por isso, meio-fio.

Mas seu uso é ainda mais antigo que os estudos etimológicos, por isso é complicado precisar onde surgiu, mas há relatos de sua presença desde o principio do processo de urbanização, sobretudo com o momento denominado de Pré capitalismo.

Em: Conceitos,
2022.06.24