O que significa Complacente?
Todo mundo conhece alguém bonzinho, que faz tudo para agradar e nunca diz “não”. Uma pessoa complacente ou condescendente. São duas palavras sinônimas de uso não tão comum no dia a dia e, por isso, muita gente não sabe o seu significado, mas logo abaixo poderá entender melhor sobre:
Significado de complacente
A palavra complacente tem vários significados, tanto positivos quanto negativos.
Complacente é um adjetivo que caracteriza a pessoa que satisfaz as vontades de alguém com o intuito de ser agradável e também um gesto de cortesia, de bondade.
Também significa compaixão por si mesmo, assim como caracteriza algo ou alguém que não tem maldade, que é generoso.
Mas geralmente ela não é utilizada nesses sentidos positivos, para apontar uma qualidade, e sim, de forma pejorativa, para criticar, apontar um defeito, que é o de ser “bonzinho” demais, de não colocar limites, de dizer “sim” querendo dizer “não”, de se colocar em segundo plano para fazer o que o outro deseja, de ser muito tolerante em situações que merecem mais firmeza.
Exemplos
Mostrando alguns exemplos práticos em frases:
- O professor foi complacente com os alunos que tiraram notas baixas, dando uma oportunidade para ganhar pontos extras”. Ou seja, o professor foi generoso com os alunos, dando-lhes uma nova chance;
- “Minha irmã continua tirando notas baixas, mas minha mãe continua de olhos fechados, complacente diante desta situação”. Ou seja, essa mãe prefere não está reclamando sua filha, impondo limites, exigindo que ela melhore;
- “Tenho dificuldade de dizer não. Queria ser menos complacente”. Ou seja, queria aprender a agradar mais a mim do que aos outros.
Sinônimos
Os sinônimos de complacente incluem condescendente, indulgente, generoso, cortês, benevolente, benigno, compassivo, cordial, gentil, magnânimo, manso, entre outros.
Hímen complacente
Na anatomia e medicina, também se observa essa palavra: o hímen, que é a membrana que protege a entrada do canal vaginal, pode ser complacente: nesse caso, ele não se rompe com a penetração durante o ato sexual. É conhecido popularmente como “hímen elástico”.
Também existe a complacência pulmonar: o quanto os pulmões conseguem se expandir à medida que a pressão transpulmonar aumenta. Na fisiologia, a complacência é o mesmo que elastância.